Nossa história
A História da Empresa

A Comil - Cotaxé Mineração Ltda ®, foi fundada pela iniciativa empreendedora e idealista de  Heleno Losumar Ferreira de Castro, pecuarista, natural de Aimorés – MG, que se fixou na região de Cotaxé, em Ecoporanga – ES na década de 70, através da aquisição de duas propriedades rurais: a Fazenda Eldorado e a Fazenda Primavera.
 
Desde o inicio haviam evidências de que na Fazenda Eldorado haviam pedras preciosas em seu subsolo, pois na face de algumas aflorações rochosas era possível ver um brilho dourado em sua superfície, daí a fazenda ser batizada de Eldorado.  Em função disso o Sr.Losumar registrou o subsolo para garantir a legalidade de uma futura exploração.
 
Em junho de 1993 , após varias pesquisas procurando pedras preciosas, acabou descobrindo uma pedra muito bonita, cujo interior era de um preto muito intenso e fechado, com pintas azuis. Descobria-se outra riqueza deste solo: o granito.
 
Nesta época já existia um granito preto no mercado, com o nome de um santo, e como o preto encontrado mostrou-se mais fechado, colocou-se o nome de Granito Preto São Benedito ®, em homenagem a São Benedito, um santo negro.

Hoje existem outros granitos pretos no mercado, inclusive com nomes parecidos, mas nenhum é tão bonito quanto o legítimo Granito Preto São Benedito ®, cujo nome é registrado oficialmente.
 
Após varias prospecções no mercado da época, até então muito incipiente no norte do estado, e mesmo com a reticência da família, que preferia que ele arrendasse a área para uma mineradora, o Sr. Losumar numa iniciativa empreendedora decidiu de forma ousada fundar a Comil e começar uma nova atividade de mineração, até então desconhecida para ele.
 
Desde o inicio a Comil sempre prestigiou a comunidade de Cotaxé,  daí a origem do nome  Comil – Cotaxé Mineração Ltda ® , e sempre teve como política admitir na empresa somente moradores da comunidade. Esta política persiste até hoje e a Comil é atualmente a maior empregadora da região.
 

Em 1997, mais um avanço, a Comil adquiriu uma serraria na cidade de Barra de São Francisco – ES, para fazer o beneficiamento dos blocos extraídos. Hoje abriga também nosso escritório administrativo.
 
Com uma experiência de 20 anos no mercado, estamos expandindo nossa produção de Preto São Benedito.

Estamos explorando também, em jazida própria, o Giallo Latina, de cor amarela.  Rocha de enorme volume e com grande capacidade de produção,cujos blocos de primeira qualidade são fornecidos com exclusividade para o Grupo Cosentino, através da Latina Vitória, e é um grande sucesso de vendas em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos.

 

Temos  também uma frente de granito verde localizada dentro da Fazenda Eldorado, de propriedade dos socios da Comil, Rocha de grande volume e relativa facilidade de extração,que estamos iniciando a sua exploração este ano.
 
A Comil hoje investe parte dos seus lucros na melhoria contínua dos processos, em um rígido controle ambiental e na prospecção de novos materiais próprios. 


Home | A Comil | Produtos | Localização | Meio Ambiente | Contato

2010 - Todos os direitos reservados
[ Samus ] - Desenvolvimento Web